Ministrado remotamente entre os dias 12 e 28 de abril de 2021 como parte da iniciativa "Abril FFLCH", o curso de extensão "Gênero e suas abordagens na História Antiga, Arqueologia e Geopolítica", organizado pela Profa. Dra. Sarah Lino Fernandes de Azevedo (USP), teve como objetivo apresentar e discutir a atualidade das abordagens de gênero nas áreas da História Antiga, Arqueologia e Geopolítica. Os estudos de gênero vêm ganhando força e espaço dentro da produção do conhecimento em geral, sendo tópico de grande relevância na atualidade. Contudo, percebe-se ainda uma defasagem teórica difundida em vários meios e de várias formas, prejudicando o avanço desses estudos, e reforçando os preconceitos, estereótipos e desinformações que permeiam a nossa sociedade. Os estudos de gênero se mostram comprometidos com o avanço da sociedade, buscando combater as diversas formas de violências de gênero, por meio de estudos que evidenciam os processos de naturalização de violências, relações e papeis de gênero. Nesse sentido, o curso objetivou debater abertamente as abordagens de gênero utilizadas nas Ciências Humanas, por meio da compreensão das contribuições desses estudos a partir de seus usos na História Antiga, na Arqueologia Clássica e na Geopolítica. Desta forma, os contatos entre essas três áreas de estudos foram explorados como meio de demonstrar a riqueza e pertinência dos estudos de gênero para o entendimento de questões latentes que envolvem a problematização de conceitos e estruturas políticas.

 

Para tanto, o curso foi estruturado em seis aulas, para ter acesso ao vídeo de cada aula, basta clicar no link do título:

 

​​​​​​​Aula 1: Gênero e História Antiga, Gênero e Política na Roma Antiga

Profa. Dra. Sarah Azevedo (USP)

Nesta primeira aula, abordaremos questões introdutórias sobre a abordagem de gênero no campo da História Antiga, e discutiremos questões de gênero a partir do estudo da política e das leis da República e do Império Romano. Analisaremos tópicos do percurso historiográfico sobre a Teoria do Matriarcado e do Patriarcado, com objetivo de compreender o desenvolvimento do debate de gênero na História Antiga. Analisaremos também alguns documentos do contexto histórico romano com objetivo de discutir alguns conceitos políticos relacionados a esse contexto, como por exemplo, os conceitos de República, Pátria e Patriarcado. 

 

Aula 2: A Arqueologia no estudo das mulheres da Britannia

Profa. Dra. Taís Bélo (pós-doutoranda - MAE/USP)

Desde a Idade do Ferro as fontes arqueológicas vêm demonstrando o potencial de liderança e importância das mulheres da região que foi intitulada pelos romanos de Britannia. Sepultamentos da cultura Arras, estatuetas femininas religiosas e a cultura material mista romano-britã exaltam a consideração sobre a mulher desse tempo e lugar. Adiciona-se o fato da bravura dessas mulheres, como é o caso de Boudica, que liderou um exército contra os romanos durante o primeiro século depois de Cristo; além de epitáfios que demonstram uma Britannia subjugada, onde nativas se encontram casadas com cidadãos romanos, mesclando sua cultura com a do invasor. Não se pode negar que esse passado se volta para o presente, e que uma mulher como Boudica, por exemplo, que fez parte dos auspícios do início da formação do povo Britânico, se transformou em inspiração para mulheres de poder, como Elizabeth I e Vitória e, que, atualmente, se mostra como um ícone de luta para as feministas.

 

Aula 3: Masculinidades no Império Romano: historiografia e estudo de caso a partir do Satyricon, de Petrônio

Prof. Fabrício Sparvoli (mestrando - USP)

Nesta aula, abordaremos inicialmente as questões historiográficas centrais no estudo da masculinidade no Império Romano. Procurando descentralizar a figura do uir, categoria masculina tida como paradigmática pela historiografia, exploraremos como o Satyricon de Petrônio, documento literário do século I d.C., faz da masculinidade de suas personagens objeto de sátira.

 

Aula 4: Gênero e sexualidade feminina no Mediterrâneo Antigo

Profa. Dra. Juliana Magalhães (pós-doutoranda - MAE/USP)

Nessa aula abordaremos como as polis helênicas e helenizadas em torno do mar mediterrâneo concebiam, representavam e lidavam com as mulheres e a sexualidade feminina no período clássico. A partir das fontes documentais veremos como os mecanismos de controle estabelecidos pelos conjuntos sócio-políticos poderiam indicar a elaboração da dinâmica social de cortesãs, prostitutas e mulheres cidadãs solteiras e casadas.

 

Aula 5: Gênero, feminismos e masculinidade no Egito Antigo

Profa. Dra. Thaís Rocha (pós-doutoranda - FFLCH/USP)

Nesta aula vamos apresentar os principais debates dos estudos de gênero através das fontes egípcias. Vamos discutir como os egiptólogos incorporaram as discussões feministas e sobre a masculinidade e como estes temas têm sido revisitados na última década. 

 

Aula 6: O masculino na construção do Estado-nação

Profa. Ms. Ginneth Pulido Gómez (doutoranda - USP)

Nesta aula abordaremos a categoria de Estado-nação desde a antropogeografia ratzeliana entendendo assim a origem da Geografia Política contemporânea, suscitando uma discussão crítica entre as/os estudantes sobre a própria construção do Estado, entendendo este como um produto espacial e politicamente masculino e masculinizado, colocando suas relações, internas e externas, sob esta lógica. Discutiremos sucintamente, a partir dos instrumentos da Geopolítica, tópicos como o processo colonizador e embranquecedor nas Américas, a falsa democracia racial e de gênero, e exploraremos questões sobre guerra e gênero. ​​​​​